segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Blue Dream Resort forma grupo de corrida para representar Barra do Cunhaú na Meia Maratona de Natal



O hotel Blue Dream Resort de Barra do Cunhaú, que já é reconhecido por apoiar esportes como kitesurf e surf na região, está em festa após a orgulhosa participação de seus funcionários na terceira edição da Meia Maratona de Natal, que aconteceu no último sábado, dia 05.
É a primeira vez que um grupo de corredores representa a Barra do Cunhaú, que recentemente foi palco dos campeonatos brasileiro e mundial de kitesurf, em um evento desta natureza. A belíssima praia já é famosa por oferecer condições ideais para a prática de vários esportes marítimos e à vela, além de ciclismo e trilhas, enfatizou o gerente geral do Blue Dream Resort,  Gaspar N.Silva.
A iniciativa de se criar um grupo de corrida para a Meia Maratona de Natal foi da consultora de empresas Adriana Almeida, juntamente com a diretoria do Blue Dream Resort, como forma de incentivar a prática de exercícios físicos entre os funcionários, motivando-os para uma melhor qualidade de vida, e para despertar cada vez mais o espírito de equipe no ambiente profissional. “Manter uma equipe coesa não é tarefa das mais fáceis e, para isso, desenvolver o sentimento de time é fundamental. Além disso, somos conscientes de que qualidade de vida de nossos funcionários reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados por eles aos nossos hóspedes.”, relata Adriana Almeida, que também correu com equipe.  No grupo que representou a Barra do Cunhaú havia seis funcionários do Blue Dream, da diretoria à manutenção, que fizeram bonito em percursos de 5, 10 e 21 km. 

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ETAPAS DO BRASILEIRO E MUNDIAL DE KITESURFE MOVIMENTAM O LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE




Barra do Cunhaú recebe principais nomes do esporte, de 8 a 18 de setembro. Bruna Kajiya (SP) e Reno Romeu (RJ) já confirmaram presença

Eleito um dos melhores locais para a prática do kitesurfe, a Praia do Pontal, em Barra do Cunhaú (RN), se prepara para ser invadida pelas pipas coloridas dos melhores kitesurfistas mundiais. De 08 a 11 de setembro, atletas nacionais nas categorias Waves, Freestyle e Regata estarão reunidos, mais uma vez, para a segunda etapa do Volkswagen Kite Tour 2011. Em seguida, de 14 a 18 do mesmo mês, são os melhores do mundo que entram em cena com o Kitesurf Wind Riders, nona etapa do Circuito Mundial da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association), apenas no Freestyle.
Após competirem a 8ª etapa do mundial na Alemanha, o holandês Youri Zoon e a espanhola Gisele Pulido garantiram a vitória do campeonato por antecipação, deixando para os adversários apenas a possibilidade de vitória nas etapas e de brigarem por melhores colocações no ranking.
“Eu não poderia estar mais feliz. Tive um problema no joelho que me manteve longe do título por algum tempo, mas agora, finalmente eu consegui”, comemorou Youri após garantir seu primeiro título mundial no Freestyle.
Dona de quatro títulos nacionais (2006/07/08/10), três vice-campeonatos (2007/08/10) mundiais e um título mundial (2009), a paulista de Ilhabela, Bruna Kajiya, atualmente terceira colocada no ranking mundial, é a grande promessa brasileira na competição internacional, que não acontecia no Brasil há dois anos.
“Estou muito ansiosa com a volta do Mundial no Brasil. Competir em casa é sempre muito melhor, estou treinando forte para garantir a segunda colocação do ranking e a torcida será fundamental para isso”, disse Bruna que competirá focada em garantir a vitória da etapa brasileira.
Também representando a bandeira verde-amarela, o carioca Reno Romeu, atualmente o sétimo do ranking, briga por uma melhor colocação no Mundial. Como Bruna, Reno também disputará a segunda etapa do brasileiro, onde tem a dura tarefa de tirar os cearenses da primeira colocação na modalidade, atualmente liderada por Eudázio Silva, de Cumbuco (CE).
A 4ª etapa do Volkswagen Kite Tour, que aconteceria em Ilhabela (SP), foi transferida para a cidade de Vitória, no Espírito Santo. Foram mantidas a data (27 a 30/10) e a competição na modalidade Regata, única categoria a disputar a etapa.
Nesta temporada, o Volkswagen Kite Tour 2011, que oferece R$ 120.000,00 em prêmios, passará por cinco estados. Depois das etapas do Ceará e Rio Grande do Norte, será a vez dos atletas da categoria Waves enfrentarem os ventos fortes de Florianópolis. Já as disputas no Freestyle e Regata acontece em Vitória (ES), de 27 a 30 de outubro, como dito anteriormente. A grande final, que volta a reunir atletas de todas as modalidades, acontece no Rio de Janeiro de 15 a 19 de dezembro.
Uma realização da Dream Factory Sports e parte técnica a cargo da ABK e da CBVM, o Volkswagen Kite Tour 2011 tem o patrocínio da Volkswagen, co-patrocínio da Associação de Kitesurf e Surf do Estado do Rio Grande do Norte (AKSRN), Associação Viva Barra e Ministério do Turismo, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, Emprotur e Tam Viagens, operadora de turismo oficial do campeonato. 
Também uma realização da Dream Factory Sports, a Etapa Brasileira do Circuito Mundial tem a parte técnica a cargo da PKRA.

Resultados da última etapa do Volkswagen Kite Tour 2011 (Campeonato Brasileiro): 

FREESTYLE
MASCULINO 
1- Eudázio Silva – CE – 1000 pontos
2- Tomás Teixeira – CE – 900 pontos
3-  Ivanildo Ferreira – CE – 810 pontos
4- Evandro Silva – CE – 730 pontos
5- Carlos Madson – CE – 680 pontos

FEMININO 
1- Bruna Kajiya – SP - 1000 pontos
2- Martina D´Eustáquio – CE - 900 pontos
3- Carol Freitas – RJ - 810 pontos
4- Stefânia dos Santos – CE - 730 pontos
5- Samy Marins – SC - 680 pontos


INICIANTE 
1 – Set Teixeira – CE - 1000 pontos
2 – Carlos Mário – CE - 900 pontos
3 – Erick – CE - 680 pontos


REGATA 
MASCULINO 
1-  Wilson Bodete – PB – 1000 pontos
2-  Victor Adamo – SP – 900 pontos
3-  Ricardo Dutra – PB – 810 pontos
4-  George Feitosa–  PB – 730 pontos
5-   Pedro Carvalho – PB – 680 pontos

FEMININO
1-     Nayara Licarião – PB – 1000 pontos
2-     Carol Freitas – RJ – 900 pontos
3-     Luana do Anjos – CE – 810 pontos

MASTER 
1 – Luiz Nuno  - 1000 pontos
2 – Chicó Moura – 900 pontos
3 – Cristobal Saubidet –  810 pontos

WAVES 
MASCULINO
1-  Fillipe Ferreira – RJ - 1000 pontos
2 – Fábio Nunes – SC - 900 pontos
3-  Anderson Santos – PB - 810 pontos
3-  Bruno Bordovsky – CE - 730 pontos
5 – Guilly Brandão  - SP - 680 pontos

FEMININO
1- Milla Ferreira – RJ - 1000 pontos
2- Carol Freitas – RJ - 900 pontos
3- Maria Angélica – CE - 810 pontos
3- Nayara Licarião – PB - 680 pontos

sábado, 27 de agosto de 2011

Um verdadeiro gesto de AMOR



O câncer infantil é um problema que assola a sociedade atual, só que, muitas vezes, não nos damos conta, pois estamos imersos em nossos problemas, nos nossos mundinhos e, se quer, temos tempo de olhar o outro, de prestar solidariedade.


Vídeos como esse nos mostram que os nossos problemas NÃO SÃO NADA diante do drama vivido por crianças do mundo inteiro, que hoje estão nos hospitais ou até mesmo em casa, passando por momentos dolorosos, muitas dopadas ou sofrendo as reações dos tratamentos quimioterápicos e sem terem a certeza de que todo esse sofrimento resultará em suas curas.


O fato é que muitas pessoas estão ao nosso redor sem nenhuma perspectiva de vida, mas egoístas que somos, nem percebemos; deixamos passar a oportunidade de demonstrar amor, de dar uma palavra de carinho, de ser solidário, DE NOS DOARMOS AOS OUTROS, sem esperar nada em troca.


Que possamos ter gestos assim: DE AMOR!!! Amor esse, que é SEM INTERESSE, que não busca o próprio bem estar e que nos faz tirar os olhos de nos mesmos. Quando formos capazes de realizar tais gestos, desfrutaremos da verdadeira essência do AMOR que é a DOAÇÃO!!!!!


domingo, 21 de agosto de 2011

SONETO DE FIDELIDADE


De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

(Vinicius de Moraes)

By. Bia Brayner

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

RIO GRANDE DO NORTE SE TRASNFORMA NA CASA DO KITESURFE EM SETEMBRO



RIO GRANDE DO NORTE SE TRASNFORMA NA CASA DO KITESURFE EM SETEMBRO
Barra do Cunhaú, no litoral sul do estado, receberá a segunda etapa do Volkswagen Kite Tour 2011(08 a 11/09) e, em seguida, o Circuito Mundial da PKRA (14 a 18/09)

Depois de passar pela Praia do Cumbuco, no Ceará, chegou a vez das pipas coloridas invadirem Barra do Cunhaú (RN) na segunda etapa do Volkswagen Kite Tour 2011 (08 a 11/09). O evento, que acontece pela primeira vez na região, reunirá novamente os melhores atletas nacionais das categorias Freestyle, Regata e Waves que prometem fazer bonito para garantir valiosos pontos no ranking. Seguido do Campeonato Brasileiro, entra em cena a 9ª etapa do Campeonato Mundial 2011 da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association), de 14 a 18/09, que contará com a participação das feras mundiais do Freestyle.

Na primeira etapa do Volkswagen Kite Tour, além do aumento em 200% no número de inscritos, novos talentos surgiram, o que promete deixar, nas próximas competições, a briga pela liderança ainda mais emocionante. No Freestyle, vitória do cearense Eudázio da Silva e Bruna Kajiya (SP). Já na Regata, modalidade mais olímpica do Kite, foram os paraibanos Wilson Bodete e Nayara Licarião quem conquistaram as primeiras colocações. No Waves, os irmãos Milla e Fillipe Ferreira garantiram a dobradinha carioca.

“Comecei o brasileiro muito bem. Estou em uma boa fase no Kite, espero continuar assim até o final da temporada”, disse Eudázio.

Já a etapa brasileira do Mundial da PKRA terá mais de 90 competidores de 17 diferentes países, todos competindo pelo Freestyle. Entre eles, representando a bandeira verde-amarela, estão Bruna Kajiya (SP) e Reno Romeu (RJ) que, em busca de uma melhor posição no ranking (terceiro e sétimo lugares, respectivamente), irão enfrentar nomes como Youri Zoon, da Holanda e Gisela Pulido, da Espanha.

“Meu foco maior está em subir no ranking do mundial. Por isso, vou entrar no Brasileiro o mais relaxado possível e me divertir, apesar de saber que o nível do Freestyle dos meninos do Ceará está altíssimo”, concluiu Reno que participará, de 20 a 28/08, da 8ª etapa do Circuito Mundial, na Alemanha.

Nesta temporada, o Volkswagen Kite Tour 2011, que oferece R$ 120.000,00 em prêmios, passará por cinco estados. Depois da etapa cearense e do Rio Grande do Norte, será a vez dos atletas das categorias Wave e Freestyle enfrentarem os ventos fortes de Florianópolis. Já a disputa no Regata acontece em Ilhabela (SP), de 27 a 30 de outubro. A grande final, que volta a reunir atletas de todas as modalidades, acontece no Rio de Janeiro de 15 a 19 de dezembro.

Uma realização da Dream Factory Sports e parte técnica a cargo da ABK e da CBVM, o Volkswagen Kite Tour 2011 tem o patrocínio da Volkswagen, co-patrocínio da Associação de Kitesurf e Surf do Estado do Rio Grande do Norte (AKSRN), Associação Viva Barra e Ministério do Turismo, além do apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e Emprotur.

Também uma realização da Dream Factory Sports, a Etapa Brasileira do Circuito Mundial tem a parte técnica a cargo da PKRA.


Resultados da última etapa do Volkswagen Kite Tour 2011 (Campeonato Brasileiro): 

FREESTYLE
MASCULINO 
1- Eudázio Silva – CE
2- Tomás Teixeira – CE
3-  Ivanildo Ferreira – CE
4- Evandro Silva – CE
5- Carlos Madson – CE

FEMININO 
1- Bruna Kajiya – SP
2- Martina D´Eustáquio – CE
3- Carol Freitas – RJ
4- Stefânia dos Santos – CE
5- Samy Marins – SC

INICIANTE 
1 – Set Teixeira – CE
2 – Carlos Mário – CE
3 – Erick – CE

REGATA 
MASCULINO 
1-  Wilson Bodete – PB – 1000 pontos
2-  Victor Adamo – SP – 900 pontos
3-  Ricardo Dutra – PB – 810 pontos
4-  George Feitosa–  PB – 730 pontos
5-   Pedro Carvalho – PB – 680 pontos

FEMININO
1-     Nayara Licarião – PB – 8 pontos
2-     Carol Freitas – RJ – 34 pontos
3-     Luana do Anjos – CE – 38 pontos

MASTER 
1 – Luiz Nuno  -  67 pontos
2 – hico Moura – 88 pontos
3 – Cristobal Saubidet – 91 pontos 

WAVES 
MASCULINO
1-  Fillipe Ferreira (RJ)
2 – Fábio Nunes (SC)
3-  Anderson (PB)
3-  Bruno Bordovsky (CE)
5 – Guilly Brandão (SP)

FEMININO
1- Milla Ferreira (RJ)
2- Carol Freitas (RJ)
3- Maria Angélica
3- Nayara Licarião (PB)


Ranking Mundial (Até a 7ª Etapa):

Masculino
1 Youri Zoon (Holanda) - 3000 pontos
2 Alex Pastor (Espanha) – 2560 pontos 
3 Alberto Rondina (Itália) - 2290 pontos
4 Marc Jacobs (Nova Zelândia) – 2205 pontos 
5 Andy Yates (Australia) -1910 pontos 
6 Tom Hebert (França) -1710 pontos 
7 Reno Romeu (Brasil) -1700 pontos 

Feminino
1 Gisela Pulido (Espanha) – 3000 pontos
2 Karolina Winkowska (Polônia) - 2655 pontos
3 Bruna Kajiya (Brasil) – 2580 pontos
4 Joanna (asia) Litwin (Polônia) – 2130 pontos 
5 Holly Kennedy (Inglaterra) - 1845 pontos

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

I'll Be There - Eu Estarei Lá





I'll Be There

You and I must make a pact
We must bring salvation back
Where there is love, I'll be there
(I'll be there)

I'll reach out my hand to you
I'll have faith in all you do
Just call my name and I'll be there
(I'll be there)

And oh, I'll be there to comfort you
Build my world of dreams around you
I'm so glad that I found you

I'll be there with a love that's strong
I'll be your strength, I'll keep holding on
(Holding on, holding on, holding on)
Yes I will, yes I will

Let me fill your heart with joy and laughter
Togetherness, well that's all I'm after
Whenever you need me, I'll be there
(I'll be there)

I'll be there to protect you (Yeah baby)
With an unselfish love I respect you
Just call my name and I'll be there
(I'll be there)

And oh, I'll be there to comfort you
Build my world of dreams around you
I'm so glad that I found you

I'll be there with a love that's strong
I'll be your strength, I'll keep holding on
(Holding on, holding on, holding on)
Yes I will, yes I will

If you should ever find someone new
I know he'd better be good to you
Cause if he doesn't, I'll be there
(I'll be there)

Don't you know, baby, yeah yeah
I'll be there, I'll be there
Just call my name, I'll be there
(I'll be there)

Just look over your shoulders, honey, ooh
I'll be there, I'll be there
Whenever you need me, I'll be there
(I'll be there)

Don't you know, baby, yeah yeah
I'll be there, I'll be there
Just call my name, I'll be there

Eu Estarei Lá

Você e eu devemos fazer um pacto
Devemos trazer a salvação de volta
Onde houver amor, eu estarei lá
(Eu estarei lá)

Eu vou estender minha mão para você
Eu terei fé em tudo que você faz
Apenas chame meu nome e eu estarei lá
(Eu estarei lá)

E oh, eu estarei lá para te confortar
Construir meu mundo de sonhos em sua volta
Estou tão feliz que eu te encontrei

Eu estarei lá com um amor que é forte
Eu serei sua força, eu vou aguentar
(Aguentar, aguentar, aguentar)
Sim, eu vou, sim eu vou

Deixe-me encher seu coração com alegria e riso
União, bem, que é tudo que eu estou atrás
Sempre que você precisar de mim, eu estarei lá
(Eu estarei lá)

Eu estarei lá para protegê-la (Yeah baby)
Com um amor altruísta, eu respeito você
Apenas chame meu nome e eu estarei lá
(Eu estarei lá)

E oh, eu estarei lá para te confortar
Construir meu mundo de sonhos em sua volta
Estou tão feliz que eu te encontrei

Eu estarei lá com um amor que é forte
Eu serei sua força, eu vou aguentar
(Aguentar, aguentar, aguentar)
Sim, eu vou, sim eu vou

Se você alguma vez encontrar alguém novo
Eu sei que ele será bom para você
Porque se ele não for, eu estarei lá
(Eu estarei lá)

Você não sabe, baby, yeah yeah
Eu estarei lá, eu estarei lá
Apenas chame meu nome, eu estarei lá
(Eu estarei lá)

Apenas olhe sobre seus ombros, querida, ooh
Eu estarei lá, eu estarei lá
Sempre que você precisar de mim, eu estarei lá
(Eu estarei lá)

Você não sabe, baby, yeah yeah
Eu estarei lá, eu estarei lá
Apenas chame meu nome, eu estarei lá

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

VIDA SEM DEUS...

CENA 01 

CENA 02


CENA 03


 CENA 04


CENA 05


CENA 06


CENA 07


CENA 08


CENA 09


CENA 10


CENA 11


CENA 12


CENA 13


CENA 14


CENA 15


CENA 16


CENA 17



A VIDA COM DEUS...


CENA 20


CENA 21


"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14.6)
Lembre-se" Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos. Lucas 9:26."

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pelo Ariovaldo

Homem e mulher na cama.
_ Foi bom?
_ Foi.
_ Muito bom ou só bom?
_ Francamente, eu...
_ Está bem, está bem, Me dá uma nota. De zero a dez, que nota você me dá?
_ Sete.
_ Sete?!
_ Você quer que eu minta, Ariovaldo? Estou sendo franca. Você me pediu uma...
_ Peraí. Que foi que você disse?
_ Eu disse que estava sendo franca.
_ Não, antes. Você disse "Você quer que eu minta, Ariovaldo?".
_ É.
_ O meu nome não é Ariovaldo!
_ Não é?
_ Grande. Você me confundiu com outro.
_ Se você não é o Ariovaldo, então quem é?
_ E eu vou dizer? Com nota sete, eu vou dizer quem eu sou?
_ Mas...
_ Vamos de novo. Apaga a luz. Vamos lá! Pelo Ariovaldo!

Luis Fernando Veríssimo

Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. O melhor das comédias da vida privada. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

sábado, 30 de julho de 2011

Há Momentos

Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar essa pessoa dos nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chanche
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro é mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.

Clarice Lispector

terça-feira, 26 de julho de 2011

Trecho do livro "Ensaio sobre a Cegueira"

"O único milagre que podemos fazer será o de continuar a viver(...), amparar a fragilidade da vida um dia após outro dia, como se fosse ela a cega, a que não sabe pra onde ir, e talvez assim seja, talvez ela realmente não o saiba, entregou-se às nossas mãos depois de nos ter tornado inteligentes, e a isto a trouxemos(...) mais teriam os vivos de ressuirgir de si mesmos, e não o fazem, Já estamos meio mortos(...), Ainda estamos meio vivos(...) demô-nos as mãos e vamos à vida."

Fonte: SARAMAGO, José.Ensaio sobre a cegueira.São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Capacidade de percepção

Sorte: o encontro da competência com a oportunidade 

Achei interessante uma pessoa dizer que sorte é quando competência e oportunidade se encontram. É preciso saber perceber a oportunidade. E esse poder de percepção pode ser aprendido: é saber enxergar numa situação aquele diferencial que escapa aos olhos de quem é preconceituoso e convive com paradigmas superados.

Certa vez, um homem ia com um companheiro pela estrada. Enquanto conversavam, a cada instante o homem se abaixava, descobrindo sob a poeira ora um anel ora um colar de ouro ou de pedras preciosas. O amigo, atônito, perguntou ao homem: 

- Mas que estranho dom miraculoso é esse que faz você ver coisas que eu não sou capaz de enxergar? 

- Ora, não há nada de miraculoso – respondeu o homem. – Quando estive preso numa cela totalmente escura, para não enlouquecer usei uma técnica: jogava cinco alfinetes a esmo no chão e não descansava enquanto não os encontrava. Com isso desenvolvi minha capacidade de percepção. 

Essa história nos ensina que muitas vezes o que chamamos de sorte, boa estrela e intuição são apenas fruto do desenvolvimento de uma percepção acurada e de muita disposição e persistência para realizar. 

Fonte: O que podemos aprender com os GANSOS - Alexandre Rangel -




quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mística Energia



Ter amigo

É como ter o céu perto da mão

E mesmo preso flutuar no chão



Ter amigo

É ter porção da bíblica riqueza

Respirar a mística energia

Entardecer a noite em pleno dia

Fazer do corpo inteiro coração

Ser oração que nas trevas esfria

Os medos que incendeiam, ilusão



Ser amigo

É ser o outro sem deixar de ser o polo

Que a si mesmo busca encontrar



Ser amigo

É ver no outro a própria identidade

Sair de si nas horas em que a vida

Forçar o outro a se esconder

Ter durante a noite a porta aberta

E na madrugada ser oferta

Se a dor do companheiro apertar


Guinho Frazão



domingo, 17 de julho de 2011

Mãos Dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho os meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas e nem serei raptado por serafins.

O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.

Carlos Drummond de Andrade

domingo, 3 de julho de 2011


Estou farto do lirismo comedido

Do lirismo bem comportado

Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente

protocolo e manifestações de apreço ao Sr. Diretor.

Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o

cunho vernáculo de um vocábulo.

Abaixo os puristas


Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais

Todas as construções sobretudo as sintaxes de excepção

Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis


Estou farto do lirismo namorador

Polílitico

Raquítico

Sifilítico

De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora

de si mesmo

De resto não é lirismo

Será contabilidade tabela de co-senos secretário

do amante exemplar com cem modelos de cartas

e as diferentes maneiras de agradar as mulheres, etc.


Quero antes o lirismo dos loucos

O lirismo dos bêbados

O lirismo difícil e pungente dos bêbados

O lirismo dos clows de Shakespeare


_ Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.


Manuel Bandeira







quinta-feira, 23 de junho de 2011

Refletindo sobre a FELICIDADE...


“FELICIDADE É TER CONSCIÊNCIA DE QUE CADA MOMENTO É ÚNICO. É ENXERGAR A BELEZA DE TUDO E EM TUDO E TODOS A PARTIR DA FLUÊNCIA DAS CIRCUNSTÂNCIAS... É DESEJAR QUE O INSTANTE DE ALEGRIA CONTINUE EXISTINDO TENDENDO AO INFINITO(ONDE AS RETAS PARALELAS SE CRUZAM). É NOTAR QUE NA VARIAÇÃO TEMPORAL, OS EVENTOS FINAIS SÃO ENTENDIDOS DE FORMA MAIS LÍMPIDA QUANDO OBSERVAMOS MELHOR O TEMPO INICIAL... DEPENDE DE NÓS, JÁ QUE DELTA t É IGUAL AO MOMENTO FINAL MENOS O INICIAL...SER FELIZ É EXERCITAR A HABILIDADE ÚNICA QUE TEMOS DE VIVER E DE FATO SERMOS VIVOS...”


Marcelo Correa

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Decidir

Decidir é não...
Adiar...
Deixar de lado
outro lado,
de vez.
Marcar cartão inverso.
Por que não o múltiplo?
Decidir,
momento-tensão.

Decidir,
obrigatório
mundo-decisões
medos:
eros-apertos
erros-acertos
concertos
no silêncio
sem compêndio
sim ou não.
Por que não
simnão?
Senão.
Marcado
"Viver
é decidir"
diz o velho
deitado

no esquife.

Guinho Frazão

Fonte: FRAZÃO, Guinho.O livro das Figuras: poesias. Rio de Janeiro: Litteris Ed., 2010.

sábado, 28 de maio de 2011

Amor segundo Baudelaire

Acho que já escrevi nas minhas notas que o amor é parecido com uma tortura ou uma operação cirúrgica. Mas esta idéia pode ser desenvolvida da maneira mais amarga. Mesmo que dois amantes estejam apaixonadíssimos e repletos de desejos recíprocos, um deles sempre se mostrará sempre mais calmo do que o outro. Um é o operador ou o carrasco; o outro, o sujeito, a vítima . Ouvem vocês esses suspiros, prelúdios de uma tragédia de desonra, esses gemidos, esses gritos, esses arquejos? Quem não os emitiu, quem, irresistivelmente, não os extorquiu? E que encontram vocês de pior no interrogatório conduzido por diligentes torturadores? Esses olhos de sonâmbulo, esses membros cujos músculos saltam e se enrijecem como se estivessem sob a ação de uma pilha galvânica, a embriaguez, o delírio, o ópio nos seus efeitos mais violentos certamente não darão a vocês exemplos tão horríveis, tão curiosos. E o rosto humano, que Ovídio julgava talhado para refletir os astros, esse não dá mostras se não uma expressão de ferocidade insana, ou se distende numa espécie de morte. Pois eu certamente pensaria estar cometendo um sacrilégio se aplicasse a palavra “êxtase” a esse tipo de decomposição.
_ Terrível jogo, que exige que um dos jogadores perca o controle de si mesmo!
Uma vez, perguntou-se, em minha presença, em que consistia o maior prazer do amor. Alguém naturalmente respondeu: “em receber”. E um outro: “em dar-se”. Um outro ainda: “prazer de orgulho”. E mais outro: “volúpia de humildade”. Todos esses grosseirões falavam como a Imitação de Cristo. _ Houve, por fim, um descarado utopista que afirmou que o maior prazer do amor era o de formar cidadãos para a pátria.
Quanto a mim, digo: a volúpia única e suprema do amor está na certeza de fazer o mal.
_ E o homem e a mulher sabem, desde o nascimento, que no mal se encontra toda a volúpia.
(Charles-Pierre Baudelaire foi o percussor do Simbolismo, poeta e teórico da arte francesa no século XIX.)

Fonte: BAUDELAIRE, Charles. Meu coração desnudado/Charles Baudelaire; trad. e notas Tomaz Tadeu. Belo Horizonte; Autêntica Editora, 2009.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A SONHAR VENCI MUNDOS


Sonhar mais um sonho impossível
Lutar quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite improvável
Tocar o inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar este mundo, cravar este chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã se este chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Por saber que valeu
Delirar e morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão